Todo projeto começa com um sonho, uma ideia ou uma inspiração. No meu caso foi a junção de todos eles, mas teve um livro que mudou completamente a minha forma de enxergar o mundo e eu quero compartilhá-lo com você! Walden é um livro que foi escrito pelo filósofo e transcendentalista Henry Thoreau e se tornou o meu divisor de águas.

WaldenO livro foi publicado em 1854 e é um manifesto poético contra o movimento industrial americano onde Thoreau, insatisfeito com o modo de vida na sociedade, propõe o retorno ao simples.

Assim, em em 1845 ele decide ir morar na floresta às margens do lago Walden, constrói com as próprias mãos sua casa, móveis, uma pequena plantação e passa a viver com o mínimo necessário e em intenso contato com a natureza. Ele decide manter um isolamento da sociedade, não pela necessidade de solidão, pois durante o período ele recebe e retribui visitas, mas com o propósito de obter uma maior compreensão da sociedade e de descobrir as verdadeiras necessidades essenciais da vida.

Quando eu li Walden pela primeira vez eu determinei que um dia, criaria um projeto que pudesse me levar a entender quais eram as necessidades essenciais da vida. A citação a seguir poderá lhe dar uma ideia da capacidade transformacional desse livro:

Fui para a mata porque queria viver deliberadamente, enfrentar apenas os fatos essenciais da vida e ver se não poderia aprender o que ela tinha a ensinar, em vez de, vindo a morrer, descobrir que não tinha vivido.

Comments

comments