Eu amei conhecer Machu Picchu, mas confesso que subir a Chalcataya teve uma emoção bem similar. Comprei o tour também no Loki, custou 100 bolivianos e dava direito ao transporte até a montanha e uma parada no Valle de La Luna na volta.

Eu estava bem ansiosa para fazer esse passeio e não me toquei de algumas coisas que acabaram me fazendo falta por lá, então aqui vão as minhas dicas:

  • Luvas – Não levei e dependi da bondade de um senhor que estava no ônibus. A temperatura lá é muito baixa e incomoda muito se você não estiver devidamente agasalhada.
  • Comida – Se possível, leve na sua mochila. O ônibus para em uma venda familiar onde quase não tem nenhuma opção, além de ser muito, mas muito cara.
  • Bateria – Eu esqueci de carregar a minha câmera, então tive que me safar com o celular.

Fui Viver - Chalcataya Bolivia

O caminho para a montanha é bem cansativo, a estrada é péssima e faz bastante frio. O guia fez uma parada para mostrar um pouco da região, onde é possível perceber um pouco da vegetação local e sentir (literalmente) o peso da altitude.

CHALCATAYA

Fui Viver - Chalcataya Bolivia

A Chalcataya já foi uma estação de esqui, mas devido às mudanças climáticas, hoje ela está abandonada e funciona apenas como ponto turístico.

Fui Viver - Chalcataya Bolivia

A subida é bastante cansativa, o guia me deu algumas folhas de coca para mastigar, mas não fez muita diferença em mim, minha cabeça doeu bastante e tive muita dificuldade para caminhar. Mas chegar no topo é sem dúvida um momento que mostra que tudo valeu a pena. A visão é incrível e é possível ver neve!

Fui Viver - Chalcataya Bolivia

 

Fui Viver - Chalcataya Bolivia

VALLE DE LA LUNA

O Valle de La Luna é um sítio arqueológico que tem esse nome devido às formações rochosas que lembram o solo da lua. É bom prestar atenção antes de pagar o passeio, pois acabei sendo enrolada e tendo que pagar mais 20 bolivianos, quando outros colegas disseram que o ingresso já estava incluso no tour, então é bom ficar esperta!

Fui Viver - Valle de La Luna Bolivia

Comments

comments